Objetivos do Projeto Phenix

Trabalhar neste Projeto de Pesquisa-Intervenção significa manter uma “atenção flutuante” contínua com relação às implicações da violência como forma por excelência do viver humano na sociedade contemporânea globalizada. Adorno (1993) em sua “moralidade negativa” refere-se à exigência de que “Auschwits não se repita nunca mais” constatando, porém que o “passado não passou”. Conseqüentemente, a sensibilidade ético-política dos profissionais engajados em projetos como este tem que estar aguçada para detectar que o homem contemporâneo está sob a “danificação da vida”. Então, por meio desta experiência singular, pretende-se, neste Projeto de Pesquisa-Intervenção, ser a nossa atuação uma REAÇÃO à apatia e ao conformismo, em prol da politização crescente da vida cotidiana das populações pauperizadas. Assim sendo, os objetivos são:

Objetivos Gerais

  • Levantar as questões psicossociais primordiais vividas pela “comunidade” de adolescentes do Colégio Estadual Joao XXIII, interagir com eles na busca de compreensão dos processos psicossociais nelas envolvidas e refletir de forma crítica sobre as alternativas emancipatórias possíveis;
  • Entender os processos psicossociais existentes nos grupos de crianças, adolescentes e adultos que integram essa escola e desenvolver esta compreensão para estes grupos na interação com eles;
  • Interagir nos moldes de uma “Educação-Emancipação” (ADORNO, 1995) com estes grupos e com a equipe de educadores que ali trabalham, tendo como meta o renascimento da cidadania plena.

Objetivos Específicos

  • Oportunizar o aprimoramento do processo de Pesquisa-Intervenção buscando a colaboração de experts em trabalhos desta natureza que, para tal, serão convidados para avaliar os andamentos dos trabalhos e fornecer informações e bibliografias que permitam o aprofundamento do conhecimento dos professores e dos alunos envolvidos neste Projeto;
  • Elaborar textos/ artigos que reflitam o processo teórico-prático desta pesquisa para serem divulgados em eventos científicos, em sala de aula e em revistas especializadas e, em especial, para a população na qual está sendo atualizada esta Pesquisa-Intervenção;
  • Contribuir para a formação – no sentido de movimento dialético de pensar e repensar a prática – dos alunos do Curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, no que se refere à importância da abordagem teórico-prática na construção do conhecimento científico e para o desenvolvimento de atitudes profissionais mais críticas, concensiosas e corretas e, em particular, levando em consideração a inerente dimensão ético-política de suas práticas

Metas:

  1. Devolução dos dados e sistematização teórica da pesquisa para a equipe pedagógica e de educadores da escola João XXIII
  2. Intervenções semanais junto a turmas do noturno dessa Escola, utilizando-se de diferentes técnicas de dinâmica de grupo, filmes, programas de T.V., em especial, os “reality shows”, para refletir o processo de padronização dos indivíduos na procura do desenvolvimento de indivíduos autônomos e críticos;
  3. Definição e análise de situações problemas vividas no processo de pesquisa/ intervenção realizado semanalmente entre toda equipe executora do Projeto de Pesquisa-Intervenção para estudos teóricos destas questões objetivando a devolução deste conhecimento para a população alvo
  4. Intervenções semanais junto aos adolescentes de forma a propiciar uma ressignificação por eles de identificações perversas em relação aos estereótipos sociais impregnados de malignidade e periculosidade atribuídos à classe pauperizada;
  5. Desenvolvimento/ construção de atividades culturais (composição de músicas) que possam garantir a identidade social destes adolescentes para que se sintam valorizados e respeitados enquanto grupo de periferia
  6. Intervenções semanais junto aos adolescentes nas quais é realizada uma preparação para a entrada no mundo do trabalho, entendendo-se que o mundo do trabalho neoliberal contemporâneo está atravessado pelo desemprego, pela flexibilidade e pela altísssima supercompetição (DEJOURS, 1999; SENNETT, 2001);
  7. Supervisões com os acadêmicos envolvidos nas três frentes de trabalho do Projeto de Pesquisa-Intervenção objetivando sistematizações teóricas para apresentação em congressos científicos nacionais e internacionais, publicações em revistas especializadas e livros;
  8. Publicação de livro que contenha toda a história deste Projeto de Pesquisa-Intervenção desde o seu início em outubro de 2000;
  9. Seminários com experts em pesquisa e intervenções para avaliar e direcionar estas 3 (três) frentes de trabalho em desenvolvimento;
  10. Levantamento bibliográfico contínuo e leituras para manter atualizada a compreensão das questões-problema (práxis) durante o desenvolvimento da pesquisa;
  11. Elaboração de relatórios descritivos e financeiros, utilizando-se de dados anotados nos Diários Antropológicos das 3 (três) frentes com adolescentes e sistematizações teóricas realizadas;
  12. Elaboração de planilhas financeiras previstas para as atividades do Projeto de Pesquisa-Intervenção.